O que é janela imunológica do HIV

A janela imunológica corresponde ao período entre o contato com o agente infeccioso e o tempo que o organismo leva para produzir quantidade suficiente de anticorpos contra a infecção capazes de serem identificadas nos testes.

É importante saber a janela imunológica das infecções para evitar que seja liberado um resultado falso negativo, por exemplo, além de ser essencial no que diz respeito ao processo de doação e transfusão sanguínea. Assim, é recomendado que no momento da realização de exames ou doação de sangue as informações relacionadas ao comportamento de risco, como compartilhamento de agulhas e seringas ou relações sexuais sem preservativos, sejam informadas.

Janela imunológica do HIV

A janela imunológica do HIV é entre 2 semanas e 3 meses, ou seja, o vírus pode demorar até 3 meses para que consiga ser detectável por meio de testes.

Em algumas pessoas, o organismo é capaz de produzir quantidades suficientes de anticorpos específicos contra o HIV cerca de 30 dias após o comportamento de risco, como relação sexual desprotegida, mesmo que não existam sintomas. Assim, é recomendado que o primeiro teste do HIV seja feito pelo menos 30 dias após o comportamento de risco, respeitando a janela imunológica, devendo ser repetido após 60 dias da realização do primeiro exame, mesmo que o exame tenha sido negativo e que não tenham surgido sintomas.

Dessa forma, é possível que o organismo produza anticorpos suficientes contra o vírus HIV, sendo possível detectar no exame e evitando, assim, resultados falso-negativos.

No Comments

Post A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.