Quanto tempo leva para a DST se manifestar no corpo? Entenda o período de incubação

Após a exposição a uma Doença Sexualmente Transmissível, existe uma janela de tempo para que a infecção se manifeste no organismo e produza sintomas. Durante este período, ainda que o paciente se submeta a exames, caso esteja desconfiado de uma possível contaminação, o resultado não será conclusivo.

A ginecologista e obstetra Thalia Reis, que atua no Rio de Janeiro, explica que este intervalo corresponde ao período de incubação, que é o tempo que o vírus, fungo ou bactéria leva para começar a produzir sintomas no organismo após entrar em contato com ele.

Tempo de incubação das DSTs

Cada agente infeccioso tem um período de incubação especifico. Após ter relação desprotegida, é necessário buscar um especialista para ser examinado.

Sífilis

O período de incubação da bactéria pode ser de 10 a 90 dias, sendo, em média, de 21 dias. Caso o paciente tenha contraído a doença, ela levará de 30 a 50 dias para ser apontada no exame diagnóstico, o VDRL.

Herpes

O tempo de incubação do vírus é de 2 a 7 dias.

AIDS

Já o vírus HIV pode levar de 3 a 6 semanas para começar a dar os primeiros sinais e sintomas após a exposição. O organismo leva de 30 a 60 dias para começar a produzir anticorpos – que é justamente o fator medido no exame diagnóstico mais comum no Brasil. Porém, o período de incubação pode chegar a 120 dias.

Isso significa que o ideal é realizar o exame 30 dias após a exposição desprotegida e repetir em 4 a 6 meses.

Falso positivo e falso negativo

“Se o paciente tiver sido de fato contaminado e o exame for feito antes do período de incubação, o organismo pode ainda não ter produzidos anticorpos, o que produziria um resultado falso negativo”, explica a especialista. Por isso, é importante esperar o tempo indicado, ou refazer o exame.

 

Fonte: VIX

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.